páginas

quarta-feira, 11 de maio de 2011

A origem da sexta-feira 13

Lendas e histórias sobre sexta feira 13

A palavra Sexta-Feira provém de deusas ligadas à fertilidade, casamento ou sexo.
Todas elas com referencias à deusa romana do amor Vênus.
Na época anterior ao cristianismo, a Sexta-Feira era uma dia afortunado. Era neste dia que se celebravam casamentos precisamente pela associação às deusas da fertilidade.
Com o cristianismo surgiu Freya , a mulher do sexto dia, que possuía um gato.
Foi tida como bruxa, pelo que o dia passou a ficar associado ao mal.
Mas esta superstição remonta a tempos bem antigos e não tem uma história certa da sua origem, são várias...
Na Roma da antiguidade, à Sexta-Feira eram feitas as execuções.
No Cristianismo, contam as histórias, que foi à Sexta-Feira que Eva tentou Adão, ocorreu o Grande Dilúvio, o Templo de Salomão foi destruído e que Cristo foi crucificado (capítulo XIII, do evangelho de São João, na Bíblia).
Na Idade Média, o Sabbath das bruxas era às Sextas-Feiras.
Para outros a lenda começa na Escandinávia, diziam que   existia uma deusa do amor e da beleza chamada Friga (que deu origem a friadagr , sexta-feira).
Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, a lenda transformou Friga em uma bruxa exilada no alto de uma montanha.
Para vingar-se, ela passou a reunir-se todas as sextas com outras onze bruxas e mais o demónio - totalizando treze - para rogar pragas sobre os humanos.
Da Escandinava a superstição se espalhou pela Europa.
O mais engraçado é que hoje em dia esta superstição é universal, está em quase todas as culturas e nela acreditam ricos e pobres.
Existem muitas superstições, a própria sexta-feira 13 é uma delas, ainda me lembro de se ter medo de ligar o computador a uma sexta-feira 13, apanhava vírus ou avariava, sei de pessoas que alteravam a data na véspera.
Talheres cruzados, passar por baixo de escadas, atravessar-se um gato preto no caminho, a única coisa que está certa, é que a sexta-feira, antecede sempre o sábado e este o domingo.
Por isso desejo a todos uma ótima sexta-feira 13, se acreditarem que ela trás azar batam três vezes na madeira…

O número 13

A crença na má sorte do número 13 parece ter tido sua origem na Sagrada Escritura. Esse testemunho, porém, é tão arbitrariamente entendido que o mesmo algarismo, em vastas regiões do planeta - até em países cristãos - é estimado como símbolo de boa sorte. O argumento dos otimistas se baseia no fato de que o 13 é um número afim ao 4 (1 + 3 = 4), sendo este símbolo de próspera sorte. Assim, na Öndia, o 13 é um número religioso muito apreciado; os pagodes hindus apresentam normalmente 13 estátuas de Buda. Na China, não raro os dísticos místicos dos templos são encabeçados pelo número 13. Também os mexicanos primitivos consideravam o número 13 como algo santo; adoravam, por exemplo, 13 cabras sagradas. Reportando-nos agora à civilização cristã, lembramos que nos Estados Unidos o número 13 goza de estima, pois 13 eram os Estados que inicialmente constituíam a Federação norte-americana. Além disso, o lema latino da Federação, "E pluribus unum" (de muitos se faz um só), consta de 13 letras; a águia norte-americana está revestida de 13 penas em cada asa.

A Verdadeira História de Sexta Feira 13

Era Sexta-feira, 13 de Outubro de 1307. Um dia fatal para os Templários, e lembrado supersticiosamente ainda nos nossos dias como a azarenta ‘Sexta-feira 13’. Ao fim da tarde desse dia, agentes do rei Filipe IV atacaram,e num assalto fulminante, acusaram e prenderam Templários por toda a França. A data tinha sido escolhida pela coincidência da visita à França de vários líderes Templários, incluindo o próprio Grande Mestre Jacques DeMolay. Mas quando os agentes entraram no Templo em Paris, sede dos Templários, descobriram que todos os documentos e, mais importante ainda para Filipe, o tesouro, tinha sido removido. Os agentes também tentaram capturar a frota Templária, a maior da Europa, que estava atracada em La Rochelle. Mas uma vez mais se frustrou a intenção — a frota tinha já partido. Até hoje a vasta riqueza dos Templários nunca foi encontrada. Nem tão pouco foi descoberto para que porto a frota seguiu — ou onde atracou. Mas os Templários não tentaram esconder-se a eles próprios, e na manhã seguinte, vários milhares tinham sido feitos prisioneiros. Jurídicamente falando, essas prisões eram ilegais. 
Os Templários respondiam unicamente ao Papa. Mas o Papa, Clemente V,francês, devolveu esse poder para Filipe. O rei francês ,que transferiu o assento papal de Roma para Avignon, em França, pediu esse favor. Filipe esteve também por trás da morte suspeita do precedente Papa, deixando assim o trono papal livre para Clemente. Inevitavelmente, o Papa toma o partido de Filipe. E com apoio papal, ataques similares foram feitos aos Templários através da Europa. Iriam ser todos levados a julgamento. Aqueles que acatavam as acusações levadas contra eles eram abandonados com uma mísera pensão, deixados na miséria ou ainda como pedintes. Qualquer um que recusasse era encarcerado para toda a vida. Mais de 120 foram queimados na fogueira. Após as torturas, confissões e execuções, Clemente V aboliu oficialmente a Ordem dos Cavaleiros Templários a 22 de Março de 1312. O Grande Mestre Jacques DeMolay, foi um dos que confessou. Mas a 14 de Março de 1314, enquanto era exibido no exterior da catedral de Notre-Dame em Paris para ouvir a sua sentença de prisão perpétua, DeMolay proferiu uma dramática declaração: " Eu admiti de facto que a Ordem era culpada. Mas unicamente assim agi para evitar contra mim as terríveis torturas — A vida foi-me oferecida, mas pelo preço da infâmia. Por este preço, a vida não vale a pena ser vivida." Como publicamente retratou a sua confissão, Jacques DeMolay, o último de 22 Grandes Mestres da Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo e Templo de Salomão, foi queimado vivo em Paris. E enquanto expirava, amaldiçoou o rei Francês e o Papa. Disse que no prazo de um ano seriam chamados a prestar contas pela perseguição aos Templários. Apenas um mês depois, o Papa Clemente V faleceu, aparentemente de causas naturais. A 29 de Novembro do mesmo ano, Filipe IV morreu também num acidente a cavalo enquanto caçava. Teriam assim os Templários poderes ocultos? Teria realmente efeito a praga DeMolay?




Nenhum comentário: